História e Regras do FUTSAL


.:: Futebol de Salão ou Futsal ::.

Seleção Brasileira de Futsal Feminino, tetracampeã mundial de futsal.
Imagem: globoesporte.globo.com/eventos/futsal/noticia
O Futebol de Salão, também conhecido como FUTSAL, é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de apenas 5 jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.
Desde a sua criação até à actualidade existiram diversas variantes da modalidade assim como diversas designações, cujas regras divergem em alguns pontos. Sensivelmente desde a década de 1990 que a variante da modalidade com maior dimensão e mediatismo é designada de Futsal e é disputada segundo as leis e égide da FIFA, enquanto que a modalidade disputada segundo as leis da Associação Mundial de Futsal (AMF) é designada de Futebol de salão. Existe ainda uma terceira variante da modalidade designada de Showbol (também conhecida como Futebol Indoor (português europeu)) sendo das 3, a que tem menor divulgação mundial.

.:: História ::.

O futebol de salão teria sido inventado por volta de 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football. O Uruguai, nos anos 30, era a grande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. O futebol estava em alta nos dois países e o intercâmbio dentro da ACMs era constante. Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM como secretários diretores de educação física da ACM, voltaram ao Brasil e introduziram o “Indoor Football” que passou a ser chamado futebol de salão. Por possuir características do regulamento, ainda a iniciar, o pequeno tamanho da quadra e o peso da bola, causavam muitos acidentes pela potência dos chutes.

Já no ano de 1948, passado João Lotufo para Secretário Geral da ACM São Paulo, transferiu Asdrubal Monteiro para o cargo de Diretor de Educação Física, com a proposta de que os dois resolvessem os problemas negativos da prática desse esporte, elaborando assim, um novo regulamento com elementos do futebol, hockey de grama, basquete e waterpolo.

Durante dois anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram e ampliaram as novas regras, chegando ao protótipo do esporte que encontramos hoje, ou seja, o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra. Ao chegar a um resultado satisfatório, que justificou na publicação dessa regra em 1950, o esporte foi intensamente praticado nas ACM de São Paulo e Rio de Janeiro.

Alterando ao curto prazo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e consequentemente suas frequentes saídas de quadra. A “bola pesada” acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.

Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar as regras do esporte, através da criação do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão, por Sylvio Pacheco, então presidente da Confederação Brasileira de Desportes (CBD).

Devido a sua praticidade, tanto no reduzido número de jogadores necessários em uma partida, quanto no espaço menor que exigia, o esporte rapidamente adquiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e conquistando adeptos em todas as capitais do país. Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a primeira federação do esporte no Brasil, a Federação Metropolitana de futebol de salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, tendo Ammy de Moraes como seu primeiro presidente. A Federação Mineira de Futebol de Salão seria fundada nesse mesmo ano, seguida da Federação Paulista, em 1955, e das Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana, em 1956, a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 1957, a Sergipana em 1959. Nas décadas seguintes seriam gradualmente estabelecidas federações em todos os estados da União.


.:: Futebol de Salão e Futsal ::.

A respeito das divergências históricas, futebol de salão e futsal são tecnicamente o mesmo esporte, especialmente quando se leva em conta que as diferenças, nem sempre tão evidentes a primeira vista, acabam sendo ainda mais embaralhadas pelo emaranhado processo histórico que envolveu o cisma no esporte e pela prática comum nos círculos do esporte. São 5 jogadores para cada lado incluindo o goleiro. Em relação aos tempos são 2 tempos de 20 minutos, fazendo uma partida inteira ser de 40 minutos.

O termo fut-sal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. No entanto, acabou sendo adotado posteriormente sem o hífen pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade.

O Futebol de Salão tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão, filiada a Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede situa-se no Paraguai. O Futsal, por sua vez, em sua forma mais difundida hoje é administrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futsal, através da CBF filiada a FIFA.

Embora mantenham em comum sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas criou peculiaridades em cada uma das modalidades: o Futsal, com uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o futebol de campo e ganhou maior dinâmica com novas regras que o tornaram mais ágil, como por exemplo, permitir que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área; o Futebol de Salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as características de um esporte indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos. Dessa forma, a dinâmica do jogo em uma e outra modalidade tornou-se sensivelmente diferenciada. O fato de pertencerem a entidades diferentes, por certo deverá, com o passar do tempo, demarcar modalidades diferenciadas.6

No aspecto dos agrupamentos políticos em torno do esporte, até o final da década de 90 o futebol de salão era administrado por uma entidade chamada Federação Internacional de Futebol de Salão ou simplesmente FIFUSA, com sede no Brasil; quando foi proposto um acordo oficialmente em 2000, pelo qual a FIFUSA se tornaria um departamento da FIFA e esta passaria a comandar o futebol de salão. No entanto, por motivos diversos a parceria não vingou, e cada entidade seguiu seu caminho. A FIFA, contudo, manteve seu projeto criando uma comissão própria da modalidade, mudando o nome do esporte para futsal,7 e atraindo para sua tutela federações nacionais, com a promessa de padronizar as regras e difundir o esporte pelo mundo. À FIFUSA congregou as entidades continentais relacionadas ao futebol de salão e apoiou a criação de novas. Por divergências de seus membros em 2002 a FIFUSA foi sucedida pela AMF, e acabou paralisando suas atividades em 2004. Com a AMF estão as confederações: CSFS – Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, FIFUSA – Federação Internacional de Futebol de Salão, UEFS – União Europeia de Futsal, CPFS – Confederação Pan-Americana de Futebol de Salão, CONCACFUTSAL – Confederação do Norte, América Central e Caribe de Futebol de Salão, CAFUSA – Confederação Africana de Futebol de Salão, CAFS – Confederação Asiática de Futebol de Salão e CFSO – Confederação de Futebol de Salão da Oceania.8


.:: Diferenças do Esporte ::.

Associação Mundial de Futsal (AMF) FIFA Futsal
O Futebol de Salão surgiu na década de 30 sob a direção da FIFUSA, praticado atualmente em muitos países. No Brasil, todas as associações filiadas à Confederação Nacional de Futebol de Salão praticam-no. O último campeonato realizado em 2013, nos Jogos Mundiais na Colômbia, teve a própria Colômbia, atual campeã mundial de 2011 com a medalha de ouro, a Venezuela com a medalha de prata e o Brasil com a medalha de bronze . Em linhas gerais, suas regras são as mesmas que surgiram na década de 50, e que foram adotadas pela FIFUSA, na década de 70. No ano de 2002, a modalidade passou a ser regida pela AMF. O futsal, surgiu no início da década de 90. É resultado de uma fusão entre o futebol de salão, praticado pela FIFUSA e o futebol de cinco, implantado pela FIFA. No Brasil, todas as associações filiadas à Confederação Brasileira de Futsal praticam-no. O último campeonato realizado em 2012, o Mundial de Futsal disputado na Tailândia, organizado pela FIFA teve a equipe do Brasil como campeã, Espanha como vice-campeã e Itália em terceiro lugar. Por extensão, é a modalidade que se pratica nos clubes e escolas brasileiras. Em linhas gerais, suas regras atuais são o resultado de várias modificações ocorridas do início da década de 90 para cá, afim de tornar-se o jogo mais dinâmico.

.:: Quadra ::.

Imagem: image.slidesharecdn.com
Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
A quadra deve medir entre 28 x 16m (mínimo) e 40 x 20m (máximo). Em caso de jogos internacionais, deve medir entre 36m x 18m (mínimo) e 40 x 20m (máximo). A quadra deve medir entre 25 x 15m (mínimo) e 42 x 22m (máximo). Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30m x 17m. Já para partidas oficiais internacionais o mínimo é de 18m x 38m.

.:: Substituições ::.

Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
# No decorrer da partida cada equipe poderá efetuar substituições ilimitadas.
# As substituições só ocorrem estando o jogo interrompido, com aviso prévio ao anotador, sem qualquer outra hipótese.
# No decorrer da partida cada equipe poderá efetuar substituições ilimitadas.
# As substituições podem ocorrer a qualquer momento, mesmo com a bola rolando.

.:: Cartões ::.

Imagem: www.fabiocoelhoff.blogspot.com.br
Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
# Amarelo: Advertência
# Azul: Desclassificação
# Vermelho: Expulsão
# Amarelo: Advertência
# Vermelho: Expulsão

.:: Escanteio e Lateral ::.

Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
Todas as cobranças de lateral e escanteio são realizadas com as mãos. Todas as cobranças de lateral e escanteio são realizadas com os pés.

.:: Saída ou Tiro de Meta ::.

Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
O tiro de meta é cobrado com a mão, e o goleiro tem que fazer a bola tocar ao solo no seu campo defensivo. O tiro de meta é cobrado com a mão, e o goleiro pode repor a bola em qualquer parte da quadra.

.:: Goleiro ::.

Imagem: www.globoesporte.globo.com/eventos/futsal
Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
# O goleiro pode atuar na linha (mas não pode em hipótese alguma tocar na bola no campo de defesa adversário; caso o goleiro toque na bola no campo de ataque será marcada falta, tiro livre direto e o mesmo será advertido com cartão amarelo);
# Pode trocar de posição com outro jogador (este caso não é considerado como uma substituição), devendo a partida estar paralisada e o árbitro notificado.
# O goleiro pode atuar na linha (mas não pode sair de sua área com a bola. Para atuar fora de sua área, algum jogador de linha tem que tocar a bola pra ele, e ele a receber fora da área).
# Pode trocar de posição com outro jogador sem a necessidade da partida ser paralisada e sem a necessidade do árbitro ser notificado.

.:: Gol – Goal ::.

Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
Os gols podem ser marcados em qualquer parte da quadra, inclusive dentro da grande área. Os gols podem ser marcados em qualquer parte da quadra, inclusive dentro da grande área.

.:: Tiro Penal ou Pênalti ::.

Futebol de Salão pela AMF pela FIFA Futsal
# A área de meta é demarcada por um semi círculo com raio de base a seis metros do centro da linha do gol . O Tiro penal ou o pênalti é cobrado de uma distância de seis metros do gol. O tiro de castigo ou Doble penal é cobrado de um ponto a uma distância de nove metros do gol.
# O goleiro deveria permanecer sobre a sua própria linha de meta entre os postes, de frente para o executor e só poderá se movimentar quando o executor tocar na bola.
# A área de meta é demarcada por um semi círculo com raio de base a seis metros do centro da linha do gol . O Tiro penal ou o pênalti é cobrado de uma distância de seis metros do gol. O tiro de castigo é cobrado de um ponto a uma distância de nove metros do gol.
# É permitido ao goleiro movimentar, desde que esteja com os dois pés na linha de gol.

.:: Fundamentos ::.

Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro da sua equipe.
Drible: É o ato em que o jogador usa a bola para enganar o adversário, deixando-o para trás.
Finta: É o ato de enganar o adversário sem tocar na bola.
Cabeceio: É a ação de cabecear a bola que tem como objetivo defender ou marcar um gol.
Chute: É a ação de chutar a bola,quando a bola estiver parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
Domínio de Bola:Como no futebol, usa-se os pés para dominar a bola.
Chute a Gol: Com um dos pés, chute a bola no gol.

.:: Categorias ::.

# Em função da idade o futebol de salão costuma ser dividido nas seguintes categorias:
Sub-7 para atletas de 6 e 7 anos.
Sub-8 para atletas de 7 e 8 anos.
Sub-9 para atletas de 8 e 9 anos.
Sub-11 para atletas de 10 e 11 anos.
Sub-12 para atletas de 11 e 12 anos.
Sub-13 para atletas de 12 e 13 anos.
Sub-15 para atletas de 14 e 15 anos.
Sub-17 para atletas de 16 e 17 anos.
Sub-20 para atletas de 18, 19 e 20 anos.
Adulto para atletas de 20 anos em diante.
Veterano para atletas a partir dos 35 anos.

.:: Posição dos Jogadores ::.

Goleiro: Defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar, não podendo tocar na bola com as mãos.
Fixo: Defensor, semelhante ao zagueiro no campo.
Ala/Esquerdo/Direito: Trabalham a bola na lateral da quadra.
Pivô: Atacante, o que fica mais próximo do gol adversário.

.:: REGRAS ::.

Número de Jogadores: Cada equipe possui 5 jogadores, sendo um deles o Goleiro. Normalmente um equipe é formada por um Goleiro, um Fixo, dois Alas e um Pivô.
Duração de uma Partida: Nas categorias adulta/profissional, sub 20 e sub 17 uma partida é disputada em dois tempos de 20 minutos cronometrados, já na sub 15 é disputada em dois tempos de 15 minutos.
Substituições: O número de substituições no Futsal são ilimitadas.
Saída, Lateral e Escanteio: são cobrados obrIgatoriamente com os pés e o jogador terá 4 segundos para realizar a cobrança. Já o ARREMESSO DE META é cobrado com as mãos, somente pelo Goleiro dentro da área de gol que também deverá fazê-lo em 4 segundos.
Regra dos 4 Segundos: Não é permitido ao Goleiro ficar com o controle ou domínio da bola por mais de 4 segundos em sua meia quadra de defesa em nenhum ocasião;
Recuo pata o Goleiro: É permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele não poderá pegá-la com as mãos. Após um recuo a bola somente poderá ser recuada novamente após tocar em um adversário. Estando o Goleiro em sua meia quadra de ataque ele poderá receber a bola quantas fezes for necessário sem limite de tempo;
Número ds Faltas: Cada equipe poderá cometer um limite de 5 faltas por tempo de jogo, a partir da 5° falta a equipe será punida com um tiro livre direto sem barreira que poderá ser cobrado no local da falta ou na marca de 10 metros.
Cartões: Assim como no Futebol, o cartão amarelo uma advertência e o vermelho expulsão. O Jogador que tomar dois cartões amarelos receberá obrigatoriamente o cartão vermelho. A equipe que tiver um jogador expulso deverá ficar 2 minutos com menos um jogador ou até sofrer um gol, após um isso um outro jogador deve completar a equipe, o jogador expulso não poderá mais retornar a partida.

.:: A Quadra ::.

Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 15 à 22 metros de largura. Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30 metros e o mínimo de largura é 17 metro. Já para partidas oficiais internacionais o mínimo é de 18 metros de largura e de 38 metros de comprimento. A quadra é retangular, tendo seu comprimento mínimo e sua largura mínima definido de acordo com a competição, conforme determinado abaixo:
Liga Futsal Masculina: Comprimento de 38 a 42 metros; largura de 18 a 25 metros
Liga Futsal Feminina: Comprimento de 36 a 42 metros; largura de 18 a 25 metros.
Adulto: Comprimento de 36 a 42 metros; largura de 18 a 25 metros.
Nacional: Comprimento de 36 a 42 metros; largura de 18 a 25 metros.
Sub 20: Comprimento de 34 a 42 metros; largura de 17 a 25 metros.
Sub 15: Comprimento de 34 a 42 metros; largura de 17 a 25 metros.
Partidas Internacionais: Comprimento de 38 a 42 metros; largura de 18 a 25 metros.

.:: A Bola ::.

# PARA OS HOMENS:

Adulto: Circunferência de 62 a 64 cm; Peso de 400 a 440 gramas
Sub-20: Circunferência de 62 a 64 cm; Peso de 400 a 440 gramas
Sub-17: Circunferência de 62 a 64 cm; Peso de 400 a 440 gramas
Sub-15: Circunferência de 62 a 64 cm; Peso de 400 a 440 gramas

# PARA AS MULHERES:

Adulto: Circunferência de 62 a 64 cm: Peso de 400 a 440 gramas.
Sub-20: Circunferência de 62 a 64 cm: Peso de 400 a 440 gramas.
Sub-17: Circunferência de 55 a 59 cm; Peso de 350 a 380 gramas.
Sub-15: Circunferência de 55 a 59 cm; Peso de 350 a 380 gramas.
Sub-13: Circunferência de 50 a 55 cm; Peso de 300 a 330 gramas.
Sub-11: Circunferência de 50 a 55 cm; Peso de 300 a 330 gramas.
Sub-9: Circunferência de 50 a 55 cm; Peso de 300 a 330 gramas.


.:: A Meta ::.

Os chamados “gols” são localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso de redes presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas ( para impedir que a bola passe por ela)
Existem várias marcações numa quadra de futsal. Além das linhas que delimitam os limites do jogo, existem marcações específicas para cobrança de pênalti e ainda outras marcações.

.:: Área Penal ::.

É a área em que o goleiro pode defender com as mãos. É uma em cada extremidade da quadra, na frente dos gols. É um semi-círculo de raio de 6 metros, tendo seus limites na linha de fundo . É diferente da área da cobrança da penalidade máxima porque o ponto de penalidade máxima fica , também à 6 metros da linha de fundo, mas frontal ao gol, enquanto essa área é marcada por um semi-círculo.

.:: Tiro Livre ou Pênalti ::.

Um tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e tem o prazo de 4 segundos para ser cobrado
É uma penalidade, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro, da bola até a meta adversária. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros do ponto central da meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de fundo que marca até onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira. Existem o tiro livre direto e o indireto. A diferença entre os dois é fato de o direto poder ser batido diretamente ao gol e, mesmo sem desvios no caminho, ser considerado um gol legal. No caso do tiro indireto, não poderá ser considerado um gol legal se, na trajetória da bola,
houver um intervenção de algum jogador

.:: Centro da Quadra ::.

Uma linha deve passar pelo centro da quadra, sendo que deverá haver um pequeno círculo no meio da quadra de 10 centímetros (onde a bola é colocada para que se dê inicio ao jogo). Outro círculo também é marcado no centro da quadra, essa maior que o anterior, tendo 3 metros de diâmetro.

.:: Área de Substituição ::.

É uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos devem entra no jogo. Fica à 5 metros de comprimento da linha divisória do meio da quadra e é um retângulo de 5 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, sendo que 40 cm são dentro da quadra e 40 fora. São duas áreas de substituições: uma para cada time, estando na frente do banco de reservas do mesmo.

.:: Lateral ::.

Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. É cobrado do exato local onde a boal tenha saído , com os pés. O jogador que for o cobrador do arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distancia que deve ser respeitada pelos adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só sera validado o gol se houver desvio de algum outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreto, há a reversão, ou seja, a equipe adversária é que ganha o arremesso lateral.

.:: Tiro de Canto ::.

Acontece quando a bola sai totalmente pela linha de fundo, sendo que o último tocar seja o time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido par aa cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em, direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que o arremesso for feito contra própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos
A marcação de quadra para esse ocorrido (saída de bola sendo que ultimo toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra. É marcada por ¼ de circulo (90 graus), tendo um diâmetro de 25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra).

.:: Tempo ::.

A partida oficial de Futsal tem duração de 40 minutos, sendo que, o primeiro tempo tempo de 20 minutos, um máximo de 10 minutos para descanso ( intervalo) e mais 20 minutos no segundo tempo. O cronometro que marca o tempo de jogo para cada vez que a bola sair, o que torna o jogo mais dinâmico. As punições São um pouco mais parecidas com o futebol de campo, pelo menso no quesito de cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo ( para a advertência do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões amarelo. Ainda existem regras mais específicas segundo a lei oficial do esporte futsal e também regras que podem variar segundo o campeonato em questão.

.:: A Quadra ::.
Como deve ser a quadra segundo a CBFS

1- Dimensões:

A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 40 metros e largura de 20 metros.
As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 2 (dois) metros de qualquer obstáculo (rede de proteção, tela, grade ou parede).

2 – A Marcação da Quadra:

Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 (oito) centímetros de largura.

• As linhas limítrofes de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta.

• Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, eqüidistantes às linhas de meta.

• O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10 (dez) centímetros de raio.

• Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3 (três) metros.

• Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas de meta serão demarcados ¼ (um quarto) de círculo com 25 centímetros de raio de onde serão cobrados os arremessos de canto. O raio de 25 centímetros partirá do vértice externo do ângulo formado pelas linhas lateral e de meta até o extremo externo da nova linha.

• As linhas demarcatórias integram e pertencem à quadra de jogo.

3 – Área de Meta:

Nas quadras, em cada extremidade da quadra, a 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3,16 (três metros e dezesseis centímetros), paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área de meta. As linhas demarcatórias fazem parte da área de meta.

4 – Penalidade Máxima:

A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.

5 – Tiro Livre sem Barreira:

A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados o respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras. A distância de 5 (cinco) metros do ponto central da meta em ângulo reto com a linha de meta, deverá ser marcado com uma linha tracejada de 60 (sessenta) centímetros, paralela a linha de meta, para demarcar a distância mínima em que o goleiro poderá ficar na cobrança dos tiros livres sem barreira.

6 – Zona de Substituições:

É o espaço determinado na linha lateral, do lado onde se encontra a mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5 (cinco) metros para cada lado partindo da linha divisória do meio da quadra. Para cada zona haverá um espaço de 5 (cinco) metros identificados com linhas de 80 (oitenta) centímetros, ficando 40 (quarenta) centímetros no interior da quadra e 40 (quarenta) centímetros para fora da quadra. Por entre estas linhas de 80 (oitenta) centímetros os atletas deverão entrar e sair da quadra por ocasião das substituições. O espaço a frente da mesa do anotador e cronometrista com 5 (cinco) metros de cada lado da linha divisória do meio da quadra deverá permanecer livre.

7 – Metas:

No meio de cada área e sobre a linha de meta serão colocadas as metas, formadas por dois postes verticais separados em 3 (três) metros entre eles (medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 (dois) metros do solo.

• A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 (oito) centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 (oito) centímetros.

• Os postes e travessão, poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados de cor contrastante com o fundo da quadra, de preferência que sejam fixados ao solo. Os postes e travessão deverão ter a mesma largura e espessura.

• Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas aos postes, travessão e ao solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola. As metas não devem possuir ferro ligando o travessão ao suporte de sustentação.

8 – Construção:

O seu piso deverá ser construído de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.

9 – Local para o Representante:

As quadras deverão dispor, obrigatoriamente, em lugar central e inteiramente inacessível aos assistentes, de mesa e cadeiras para que o representante da entidade, o anotador e o cronometrista possam exercer com segurança e tranqüilidade suas funções.

10 – Local para os Atletas Reservas e Comissão Técnica:

As quadras deverão dispor de dois locais privativos e adequados, situados a margem das linhas laterais ou de meta, inacessível aos assistentes, onde ficarão sentados os atletas reservas que não estejam em aquecimento, técnico ou treinador, massagista ou atendente, médico ou fisioterapeuta e preparador físico das equipes disputantes. A localização dos bancos de reservas deverá ser do mesmo lado da mesa de anotações e da zona de substituições e cada equipe ficará ocupando o banco colocado ao lado da meia quadra onde a equipe está defendendo e guardará, obrigatoriamente uma distância nunca inferior a 5 (cinco) metros de cada lado da mesa. Quando colocados junto a linha de meta, não deverão permanecer entre os postes e a marcação dos 5 (cinco) metros da linha lateral.

11 – Placar ou Mostrador e Cronômetro Eletrônico:

As quadras possuirão, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público, atletas, membros da comissão técnica e para a equipe da arbitragem, placar ou mostrador onde serão afixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro eletrônico para controle do tempo de jogo. (Fonte: CBFS)


.:: Fontes de pesquisa ::.

1.1 Referências: www.cnfsfutsal.com.br
1.2 Referências: www.futebol-de-salao.info
1.3 Referências: www.cnfsfutsal.com.br
1.4 Referências: www.futsal.com.br
1.5 Referências: www.jornaldofutsal.com.br
1.6 Referências: www.futsaldobrasil.com.br/historia
1.7 Referências: www.futsaltotal.com.br/futsal/historia
1.8 Livro Nacional de Regras: http://www.futsaldobrasil.com.br/livro-de-regras.pdf


.:: Arquivos em PDF ::.

1.1 Livro Nacional de Regras do Futsal: www.blogdopaulocesar/download
1.2 Leis do Jogo Futsal 2015-2016 – FPF: www.blogdopaulocesar/download
1.3 Leis do Jogo de Futsal – FIFA: www.blogdopaulocesar/download
1.4 Transição do Futebol de Salão para o Futsal: www.blogdopaulocesar/download
1.5 Fundamentos do Futsal: www.blogdopaulocesar/download


.:: Deixe um Comentário ::.
Se você gostou desse post ou do site indique para seus amigo.
Deixe uma crítica ou uma sugestão.

.:: Seleção Brasileira – Brazilian National Football Team ::.
Confira todos os jogos da Seleção Brasileira de futebol aqui.
All the matches of the Brazilian National Team hear;
www.futeboldaselecaobrasileira.blogspot.com.br

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)


For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth in him should not perish, but have everlasting life. (John, 3:16)

28 responses to this post.

  1. Posted by Sebastião Viana on 14/11/2013 at 12:47

    Valeu cara! Informações que eu teria de procurar em vários sites em um único blog, ajudou pra caramba!

    Responder

  2. obrigada, me ajudou mt

    Responder

  3. valew pelas respostas ajudo muito!!!!!!!

    Responder

  4. valeu meu sua ajuda foi importantissima

    Responder

  5. valew ai tirei as duvidas que eu tinha!!!!!!!

    Responder

  6. amei ajudou mt e 10 no trabalho

    Responder

  7. Posted by bruna vieira on 03/11/2014 at 15:52

    mt obrigada me ajudou mt

    Responder

  8. Posted by maria eduarda on 06/11/2014 at 15:40

    muto bom mesmoooooooooooooo

    Responder

  9. otimo maravilhoso resolvel meus ploblemascom o professor de ed fisica

    Responder

  10. Posted by giovanni on 05/04/2015 at 1:39

    Gostaria de saber se.o jogador ficar patado com a bola sem movimentala por mais de 5 segundos e considerado falta

    Responder

    • Não acho que seja cara. O futsal é muito dinâmico, mesmo que você queira não tem como o adversário deixar você ficar tanto tempo com a bola no pé parada

      Responder

  11. Posted by adjanlopesbatista on 25/05/2015 at 14:49

    muinto bom

    Responder

  12. Posted by emmy samara on 24/08/2015 at 17:58

    e otimo amei valeu tu que eu preciso estar aqui

    Responder

  13. Posted by graziela on 27/08/2015 at 21:59

    valeu o professor de educação física me deu 10 no trabalho obriiiiiiiiiiiiiiigaaaaaaaaaaadooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  14. Posted by graziela on 04/09/2015 at 23:12

    blogs assim deveriam ser mais divulgados . pelo seu alto padrão de ensino e também pela sua praticidade … essa e minha opinião !!!!! beijos !!!!

    Responder

  15. Posted by graziela on 04/09/2015 at 23:16

    achei muito interessante essa capas que aparecem no perfil . porque muita gente não gosta de ficar postando tipo eu . bem que todos os blogs vlog poderiam ser assim …

    Responder

  16. Posted by graziela on 04/09/2015 at 23:17

    vou visualizar mais esse blog,

    Responder

  17. Posted by lucas wellington on 05/09/2015 at 14:20

    esse saite me ajudo pra caramba valei pelo saite

    Responder

  18. Posted by Rinaldo on 10/07/2017 at 17:23

    muito bom

    Responder

  19. estava bom

    Responder

Deixe um comentário